podas regas e adubacao da jabuticaba

A jabuticabeira é uma frutífera de fácil cultivo. Por se adaptar facilmente em diferentes regiões, exige poucos cuidados diários e manutenção. Porém, é possível potencializar suas produções, garantindo uma safra carregada de frutos doces!

Veja como cuidar:

Podas

As podas contribuem para que a frutífera respire melhor e não desperdice energia, preparando-a para receber novas folhas e frutos. A chamada “poda da limpeza” consiste na retirada de galhos finos com pouca ou nenhuma folha na copa da árvore, para que receba maior insolação, e deve ser feita com um alicate ou tesoura apropriada para jardinagem.

Regas

O cultivo da jabuticabeira exige irrigação constante, mas o excesso de água pode matá-la. Por isso, fique atento! Em regiões de clima ameno, é indicada a irrigação diária, que deve ser feita de forma lenta para que o torrão absorva bem a água.

Em épocas e regiões mais frias, a irrigação pode ser feita a cada dois dias. A dica é verificar a umidade do torrão com as mãos e analisar a saúde das folhas. Em caso de chuvas constantes, em que o torrão se manterá úmido por muito tempo, interrompa a irrigação, retomando-a três dias após o término das chuvas.

regando jabuticabas

A falta de água também pode prejudicar seu desenvolvimento, resultando em folhas caídas e uma produção sem sinal de novos brotos. Já frutíferas com folhas de ponta marrom indicam excesso de irrigação, decorrentes de solos impermeáveis ou da má drenagem em vasos obstruídos na base, que deixam o solo encharcado.

Adubação

Assim como as podas, a adubação é essencial para preparar a jabuticabeira para a produção de frutos doces e bem desenvolvidos. Porém, seus cuidados variam de acordo com o local que estão sendo cultivadas.

A adubação para jabuticabeiras plantadas em vasos pode demandar um pouco mais, já que a fonte de recursos é limitada se comparada às cultivadas na terra. Por isso, indicamos ir além do tradicional NPK (10-10-10) e realizar uma adubação com macro e micronutrientes a cada 40 dias.

Nesse caso, o Forth Frutas é o produto mais recomendado pela Loja Plantei. Completo e balanceado, o fertilizante apresenta 12 nutrientes necessários para a produção de frutos, repondo os nutrientes e favorecendo o crescimento, floração e frutificação da jabuticabeira.

•  Como fazer?

Dissolva 10g de Forth Frutas (1 colher de sobremesa) para cada litro de água. Coloque a mistura em um regador e regue a terra, de preferência em horários de sol ameno e com as plantas bem hidratadas.

Para complementar a adubação periódica, faça uma adubação mensal com um adubo à base de Fosfito de Potássio (FosWay). Dilua 2,5ml do produto (meia tampa de garrafa pet) para cada litro de água e pulverize nas folhas.

Já as jabuticabeiras cultivadas na terra também necessitam de adubação bimestral. Confira nossas dicas!

•  Como fazer?

Utilize 150 gramas do fertilizante Forth Frutas por metro quadrado: polvilhe sobre a terra, na projeção da copa da árvore (25 a 30cm do caule da árvore até o ponto mais alto da copa). Irrigue lentamente até que o produto seja absorvido. Procure fazer o procedimento em horários com sol ameno.

Caso a sua jabuticabeira não esteja vigorosa, trocando folhas e produzindo frutos (mesmo aplicando o Forth Frutas), talvez haja excesso de alumínio no solo. O solo brasileiro, principalmente nas primeiras camadas, normalmente concentra uma grande quantidade de alumínio, um mineral tóxico que inibe as raízes de absorverem os nutrientes.

Sendo assim, é recomendada a aplicação de um adubo rico em cálcio e magnésio para que ocorra um novo balanceamento dos nutrientes do solo. Para isso, utilize o Forth Plantio, na quantidade de 200g por metro quadrado.