jabuticaba no prato

A jabuticaba está no cardápio dos brasileiros há mais de 400 anos. Durante esse tempo, foram várias as receitas em que a fruta foi a protagonista e conquistou diferentes paladares. Confira algumas opções:

Geleia de jabuticaba

No pão, bolo, torrada ou como cobertura de cheesecakes e tortas, a geleia de jabuticaba é adorada por muitos. Ela é fácil de fazer e exige poucos ingredientes: jabuticabas maduras, água e açúcar refinado. A dica é lavá-las somente no momento do preparo, para não diminuir sua validade.

Licor de jabuticaba

O licor de jabuticaba apresenta um sabor marcante e é consumido em pequenas quantidades após as refeições. Para prepará-lo, são necessários apenas três ingredientes: jabuticabas, açúcar e cachaça ou álcool de cereal. Porém, a receita pede, em média, 15 dias de preparo, para que o licor atinja o seu ápice de sabor.

licor de jabuticaba

Manjar de coco com calda de jabuticaba

O manjar é uma sobremesa deliciosa e muito consumida pelos brasileiros. A receita com calda de jabuticaba vem para complementar o sabor do coco e potencializar sua característica adocicada.

Para preparar a calda, é preciso ter em mãos os seguintes ingredientes: 1kg de jabuticaba, água e 350g de açúcar. Coloque as jabuticabas numa panela com água e cozinhe em fogo médio por 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Com uma escumadeira, remova as cascas e sementes, separando-as do caldo. Ferva a mistura por mais 10 minutos. Depois de ferver, retire do fogo e despeje sobre o manjar de coco. Leve à geladeira e sirva frio.

Sorvete de jabuticaba

Simples e saborosa, a receita de sorvete de jabuticaba exige 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1kg de jabuticaba e uma xícara de água. Além de apresentar uma linda coloração roxa que dispensa comentários, é uma ótima opção para servir a qualquer momento do dia, juntamente com algumas jabuticabas inteiras.

Para prepará-lo, ferva as jabuticabas durante 20 minutos em uma panela com água. Após ferver, bata a mistura ainda quente no liquidificador e acrescente o leite condensado e creme de leite. Misture por cinco minutos e leve ao congelador. Em duas horas, o sorvete pode ser servido!

Frango com molho de jabuticaba

O molho de jabuticaba também acompanha muito bem filés de frango e saladas, garantindo um toque agridoce para as refeições. Para prepará-lo, pode ser usada a geleia da fruta, aproximadamente ⅓ de uma xícara de chá, e água na mesma quantidade.

O segredo é usar a mesma frigideira utilizada para fritar os filés com margarina para preparar o molho. Coloque a geleia e a água e ferva por 5 minutos, mexendo o fundo da panela. Depois, é só despejar o molho por cima dos filés e enfeitar com algumas jabuticabas.

A receita pode demorar de 30 a 40 minutos para ser feita e é ideal para variar as refeições do dia a dia.