tipos de jabuticabeiras

Mais de 40 espécies formam o catálogo das jabuticabeiras, que se diferenciam por cor, tamanho, sabor e frequência de frutificação. Todas gostam de sol pleno e irrigação constante, mas são singulares em suas características. Saiba mais sobre as três variedades mais conhecidas no Brasil!

Jabuticabeira Sabará

De tamanho médio, a espécie Sabará é uma das mais cultivadas no país, e pode chegar a até 8 metros, levando entre 10 a 12 anos para produzir seus primeiros frutos. A jabuticabeira garante uma produção abundante e saborosa, uma vez por ano, com pequenas frutas doces, suculentas e de casca fina e preta, que podem ser consumidas antes mesmo de estarem totalmente maduras.

Jabuticabeira Olho de Boi

Popularmente conhecida como Olho de Boi ou Coroada Gigante, a espécie apresenta um formato piramidal, chega a até 10 metros e produz grandes e deliciosos frutos, duas vezes por ano. As jabuticabas, na cor preta, apresentam um pequeno disco de cor clara em seu interior, remetendo ao olho de gado, e devem ser consumidas somente após seu estágio de maturação.

pessoa segurando jabuticabas

Jabuticabeira Híbrida

A variedade híbrida tem se popularizado no país e se tornado uma grande paixão nacional, por produzir precocemente e várias vezes ao ano. De porte pequeno, a jabuticabeira híbrida gera seus primeiros frutos entre 4 e 5 anos de idade, garantindo produções abundantes, com frutos de cascas finas da cor vinho amarronzada.

Alterada geneticamente para não crescer tanto, a espécie pode chegar a até 3 metros de altura, podendo ser cultivada em vasos, jardins e pomares, em regiões com diferentes climas, exceto em locais de frio extremo.